Confira 4 ideias incríveis para decorar o quarto das crianças

10 de outubro de 2022
412
Views

O Dia das Crianças está próximo. Então, que tal aproveitar a oportunidade e repaginar o cantinho dos pequenos? O quarto é sempre o ambiente preferido deles. Afinal, é onde brinca com seus brinquedos preferidos e pode soltar toda a sua imaginação enquanto se diverte.

Para isso, é fundamental que o quarto de criança reflita a personalidade dela. Também, que seja confortável, aconchegante e que contribua para o seu desenvolvimento. E para isso, a decoração é a ferramenta ideal.

Por isso, reunimos dicas valiosas que vão ajudar você a deixar o ambiente incrível. Confira!

1. Escolha um tema

Kit com 3 Nichos Organizadores de ambientes - dia das crianças

O primeiro passo para a decoração do quarto de criança é definir um estilo decorativo ou um tema. Ele será o seu guia para a escolha de todos os outros elementos: paleta de cores, estilo dos móveis, objetos decorativos, roupas de cama, papel de parede, entre outros.

Se o seu filho já tiver idade suficiente, uma excelente ideia é fazer com que ele participe da escolha. Pode ser um super-herói, algum personagem do qual ele goste muito, um desenho, uma boneca específica ou, ainda, temas mais abrangentes, como: carrinho, futebol, fada, unicórnio, ursinho, flores, floresta, entre tantos outros.

Quando a criança participa, ela se sente mais confiante, sente que é ouvida, que suas opiniões são importantes e, acima de tudo, faz com que ela goste ainda mais do quarto infantil. Muitos pais acostumam os filhos a dormirem no quarto de casal e sentem muita dificuldade em fazer com que eles passem a noite no quartinho deles. Decorar com o tema preferido deles vai ajudar muito nisso.

2. Otimize o espaço

Crianças precisam de espaço para brincar, tanto sozinhas quanto com irmãos e amiguinhos. Então, na hora de decorar, procure deixar uma área de circulação livre. Isso é importante também para evitar que eles tropecem em obstáculos. Porém, crianças sempre tem muitos itens, como brinquedos, material escolar, roupas, entre outros.

Kit Nicho Home para Parede Médio Aramado - 1 Un + Nicho Home para Parede Pequeno Aramado - 1 Un - dia das crianças

Além disso, há o fato de que o quarto de criança geralmente conta com metragem reduzida. Então, manter uma área livre? Simples: otimizando o espaço. Para isso, é preciso explorar as paredes. Cestos suspensos, prateleiras e nichos são a solução ideal. Então, invista neles.

3. Favoreça a organização

A decoração também interfere muito na organização e funcionalidade de um ambiente. No quarto de criança não seria diferente. Quando brincam, os pequenos geralmente espalham seus brinquedos por todo o quarto. Para manter o lugar sempre em ordem, aposte em cestos organizadores.

Kit Cesto Multiuso Aramado de Parede Grande - 1 Un + Cesto Multiuso Aramado de Parede Pequeno - 1 Un - dia das crianças

Eles podem fazer parte da decoração e também serem usados dentro do armário para categorizar não apenas os brinquedos, como também todos os objetos pessoais do seu filho. Assim, você pode pedir para que eles ajudem na organização. Basta mostrar o cesto no qual precisam guardar cada coisa.

4. Estimule a autonomia

Você sabia que a decoração do quarto de criança também pode contribuir muito para o desenvolvimento? É isso que prega o estilo montessoriano. Para segui-lo, é importante que todos os móveis sejam compatíveis com a altura da criança, permitindo que ela tenha mais autonomia para pegar sozinha os brinquedos preferidos, descer da cama, escolher as roupas que quer usar.

Um armário sem portas é a melhor escolha. As roupas podem ficar dispostas em prateleiras ou araras, enquanto os calçados podem ficar em compartimentos específicos.

Nichos e prateleiras também devem ficar em uma altura que permita que a criança alcance. Desse modo, ela tem mais liberdade e não dependerá de adultos para fazer coisas que eles poderiam fazer sozinhas, contribuindo muito para sua independência e desenvolvimento.

Fazer uma incrível decoração de quarto de criança não é uma tarefa difícil. E ao seguir nossas dicas, tudo ficará ainda mais fácil e com um resultado perfeito. Então, não deixe de segui-las para transformar o ambiente no lugar preferido do seu filho!

Quer mais dicas de decoração e organização do lar? Siga a Aramado nas redes sociais e acompanhe nossas publicações. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e YouTube.

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *