Decoração feminina: Cantinhos acolhedores

3 de março de 2021
Decoração Feminina
1019
Views

O dia da mulher é todos os dias: confira dicas e inspirações de decoração feminina para criar cantinhos aconchegantes e repletos de personalidade com toques de otimismo e delicadeza.

A maioria das mulheres têm dentro de si um misto de força e sensibilidade, por isso uma decoração feminina carrega essas características marcantes que combinam com qualquer ambiente. Inclusive, a decoração feminina é um dos estilos de decoração mais queridos: uma pesquisa realizada com pouco mais de 1500 clientes da Aramado.com em fevereiro de 2020 indicou a preferência de 41% do público quando comparada a outro estilo.

Cantinho da Maquiagem
A decoração feminina traz delicadeza ao ambiente.

Uma decoração feminina aposta em tons delicados, composição com flores e simplicidade com foco nos detalhes. Os ambientes podem ser pensados com o intuito de expressar emoções e causar sensações, como otimismo e feminilidade, além de transparecer uma essência ensolarada e alegre em cada cantinho.

Com um olhar focado nas tendências de decoração e nos desejos dos consumidores, preparamos então uma campanha especial de Dia da Mulher. Afinal, mulheres são maioria em todos os espaços: 51,8% da população brasileira, segundo dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), de 2019, e pouco mais de 80% das clientes da Aramado.com.

Decoração feminina em todos os ambientes

A decoração feminina é rica em detalhes, repleta de acessórios decorativos e objetos de valor sentimental. Esse estilo de decoração é perfeito para quem deseja imprimir em coisas os sentimentos que fizeram parte de momentos especiais – fotos, lembranças de viagens, presentes e frases inspiradoras, por exemplo.  

Apesar disso, a decoração feminina não consiste somente em uma organização estética do ambiente, ou seja, tudo é pensado de forma a tornar o espaço otimizado. Sobretudo quando se trata da rotina da mulher moderna, fica em evidência que o mais importante é que o espaço seja prático e funcional.

Assim como as mulheres são múltiplas, com diferentes nuances e estilos, a decoração feminina procura valorizar produtos multiuso, que podem ser personalizados: móveis multifuncionais, bonitos e confortáveis ganham destaque.

Na proposta universal de simplicidade, é importante que mesmo os objetos decorativos tenham razão e funcionalidade no cômodo. Inclusive, móveis multifuncionais que mudam conforme a necessidade são a cara da decoração feminina – as estantes e prateleiras da linha Connect, por exemplo, são desmontáveis e podem ser adaptadas como quiser.

Leia também: Linha Connect: prateleiras e estantes criativas para montar do seu jeito

Ao contrário do que se pensa, a decoração feminina não precisa ser baseada em tonalidades como roxo, rosa ou vermelho. Os novos e modernos projetos de decoração feminina fogem à obviedade e dão total liberdade para usar cores diferentes. Até porque, embora algumas mulheres gostem dos famosos “tons ditos femininos”, outra parcela simplesmente não se importa com essas cores.

Tela decorativa aramada retangular
Coloque cores em sua decoração!

Assim, garimpamos inspirações que ressaltam o laranja, o rosa, o amarelo e o nude em uma proposta de decoração feminina, permeando otimismo, delicadeza, um toque amigável e complemento neutro em uma decoração leve e versátil.

Leia também: Tendências de decoração para 2021

Por exemplo, para compor uma decoração feminina minimalista, branco, bege e cinza devem predominar de uma forma harmônica. Já em uma decoração feminina mais irreverente, toques de amarelo, laranja e turquesa proporcionam vida. Por outro lado, se o objetivo é alcançar uma decoração feminina romântica, o rosa antigo, o nude e o tom de erva-doce são super bem-vindos.

As estampas são muito utilizadas em uma decoração feminina, especialmente as que possuem padronagens florais. Vale destacar que estampas pequenas transmitem romantismo e delicadeza, enquanto as maiores e vibrantes deixam o ambiente com um ar mais alegre. Na decoração feminina, as estampas podem aparecer em cortinas, toalhas, tapetes, almofadas, entre outros.

  • Invista em uma iluminação natural, trazendo beleza e feminilidade ao ambiente, para proporcionar relaxamento em uma decoração feminina;
  • Crie uma decoração feminina que reflita sua identidade, levando em conta seus gostos pessoais, seus hábitos e seu estilo;
  • Monte uma sala de estar bem acolhedora com decoração feminina para receber as visitas;
  • Sapateiras são os queridinhos em ambientes femininos;
  • Crie um home office com decoração feminina para estudar e trabalhar.

1- Quarto com decoração feminina

Mesa Lateral Decorativa Aramada Pequena - Niva
Design simples e charmoso para compor diferentes tipos de decoração com um toque de contemporaneidade.

O quarto é um dos ambientes mais íntimos de uma casa, onde relaxamos e descansamos para um novo dia. Por isso, quando o assunto é decoração para quarto é essencial encontrar um estilo de decoração que não somente deixe o ambiente bonito e aconchegante, mas também que o torne funcional e agradável.

Kit home office com tela aramada
Organização prática e inteligente.

Por isso, para quem gosta de decoração feminina e deseja acrescentar alguns detalhes que tornem o quarto feminino delicado, uma bela cortina, um tapete, algumas almofadas, vasos de plantas e outros itens vão transformar esse ambiente.

Outro ponto importante é a escolha das cores de acordo com as sensações que elas provocam em você – para o quarto, prefira tons que te passam tranquilidade e calma.

Seja por receio de errar na decoração feminina ou simplesmente por não saber como organizar o quarto com essa proposta, você precisa conferir essas dicas e inspirações para quartos femininos diversos, com ideias encantadoras, práticas e funcionais.

Organização e planejamento

O planejamento, a organização e a criatividade são essenciais para montar uma decoração e mesmo que você tenha uma noção geral de características de uma decoração feminina, é possível montar algo que seja completamente personalizado e do seu gosto, sem se limitar a regras.

A dica para iniciar com o pé direito a sua decoração feminina para quarto é identificar seus gostos e definir seu estilo de vida. Assim, você estabelecerá quais são suas necessidades pessoais, saberá com certeza e confiança o que de fato precisa no seu quarto e como ele deverá ser organizado.

  • Qual é o objetivo principal do meu quarto? 
  • Que tipo de ambiente quero para mim? Calmo, alegre e suave, ou dinâmico, enérgico e com personalidade?
  • Quando estou no meu quarto, o que mais gosto de fazer? Ver TV, trabalhar, ler, me arrumar ou estudar?
  • Quais cores me agradam mais? 

As respostas para essas perguntas direcionam um projeto particular, com seus gostos, seus objetivos e seu estilo de decoração. Assim, fica mais fácil definir o layout do ambiente, ou seja, a maneira como o espaço será organizado e decorado.

Definindo o seu estilo

Quando você já tem uma ideia do que te agrada em uma decoração para quarto fica mais fácil definir um estilo de decoração. Do “clássico” ao “vintage” existe um longo percurso, que será diferenciado por meio de elementos para decoração de quarto feminino, como iluminação, revestimentos, objetos decorativos, móveis e outros detalhes.

  • Estilo Clássico: Elegância e praticidade são adjetivos que definem essa decoração;
  • Estilo Contemporâneo: Reúne as últimas tendências, com um aspecto “clean” e design marcante;
  • Estilo Rústico: O tempo marcado na decoração, onde a utilização da madeira se sobressai no ambiente;
  • Estilo Vintage: Delicado e com personalidade, trazendo a nostalgia para dentro do quarto;
  • Estilo Minimalista: Prioriza a organização, sendo funcional e sereno;
  • Estilo Casual Chic: Para mulheres dinâmicas, enérgicas e criativas;
  • Estilo Provençal: Voltado para a riqueza de detalhes e sofisticação.

Leia também: 10 Estilos de Decoração para se inspirar

Defina as cores para a decoração feminina do quarto

Cada cor proporciona uma sensação diferente, que interfere diretamente sobre o seu humor. Por isso, escolha cores que se encaixam e que combinem com o estilo de decoração que mais tem a ver com você, sem se esquecer de que podem potencializar o estilo escolhido ou transformá-lo.

  • Cores frias: Compostas por tons suaves, menos intensos e propícios para ambientes serenos, calmos e relaxantes;
  • Cores quentes: Incluem tons mais fortes e intensos, estimulando a alegria e a vivacidade, trazendo energia e disposição.

Mesmo em uma decoração feminina, nem sempre é necessário seguir o clichê das cores tidas como femininas. As variações de rosa, coral, carmim, vermelho e lilás não precisam ser necessariamente usadas na decoração do ambiente. Tons de laranja ou azul, por exemplo, podem se encaixar perfeitamente na decoração feminina para quarto, proporcionando calma e tranquilidade ao espaço.

Aramados para decoração feminina para quarto

Após entender suas expectativas e definir o estilo da sua decoração feminina, chegou a hora de escolher os móveis que irão compor o quarto feminino. A escolha desses itens é essencial para materializar todas as ideias planejadas anteriormente.

  • Cabeceiras 

O quarto é o ambiente que geralmente mais expressa nossa personalidade, isso porque passamos, ao menos, 8 horas do nosso dia nele. 

A cabeceira para cama é um item marcante do dormitório, sobretudo em um quarto feminino, e pode ser confeccionado em diversos materiais, como o aramado, que valorizam não somente a cama, mas também todo o contexto do dormitório. Contrastes, texturas e criatividade são essenciais para fazer essa decoração!

  • Estante 

As estantes aramadas trazem funcionalidade ao quarto. Utilizadas para compor a decoração feminina e auxiliar na organização, as estantes possibilitam que livros, revistas e demais objetos decorativos fiquem dispostos no ambiente de maneira organizada.

Cantinho de maquiagem com produtos aramados.
Crie cantinhos exclusivos para você!

Leia também: Linha Connect: prateleiras e estantes para montar do seu jeito

  • Ganchos decorativos

Mulheres normalmente possuem diversos acessórios, como bolsas, cachecóis, casacos etc. Com o uso de ganchos para quarto, o ambiente ficará mais organizado e o espaço de circulação otimizado. Sem falar que alguns modelos, como o Gancho de parede aramado Flor, vão deixar sua decoração feminina ainda mais charmosa!

Leia também: Gancho de parede: + 50 Modelos para decorar e organizar

Gancho de parede aramado flor
Organize chaves, bolsas, toalhas, jóias, sacolas, luvas térmicas e diversos outros acessórios.
  • Luminária e pendentes

As luminárias e pendentes possuem um papel especial em quartos comdecoração feminina. Luminárias aramadas possuem um design moderno e oferecem uma iluminação indireta que pode proporcionar um clima agradável e aconchegante, tornando o ambiente mais relaxante.

  • Espelho

O uso de espelhos na decoração feminina de um quarto é indispensável, ou seja, esse é um item que não pode faltar! Além de refletir a imagem e auxiliar na hora de se vestir e se arrumar, o espelho pode fazer toda a diferença na decoração.

Espelho aramado decorativo Niva
Deixe o ambiente visualmente maior!

Além de ser funcional para o dia a dia, o espelho também traz o benefício de alongar ou expandir os ambientes. Seu reflexo tem a capacidade de deixar o ambiente vasto e com a aparência de arejado.

  • Flores, plantas e vasos

O uso de flores e plantas no quarto com decoração feminina pode ser um detalhe que fará muita diferença no ambiente. Apostar em plantas na decoração é uma ótima maneira de deixar o ambiente mais acolhedor e fresco.

Leia também: Plantas: 8 dicas para incluir o verde na decoração

Em uma decoração feminina para quarto, priorize móveis funcionais como banquinhos, espelhos e luminárias, que vão ajudar na otimização de espaço e também na organização do quarto.

Agregar conforto, tranquilidade, funcionalidade e beleza no quarto é o sonho da maioria das mulheres. Afinal, esse ambiente é o local de descanso, o cenário de produção minuciosa de cada dia e a identidade de cada um.

2- Decoração feminina para home office

Home office com aramados
Tenha um local apropriado para trabalhar e estudar.

Trabalhar em casa é cada vez mais comum e, sobretudo durante a pandemia, o home office se consolidou, transformando cantinhos da casa em escritórios. Seja um cômodo planejado ou no improviso, é necessário pensar em móveis multifuncionais e soluções práticas para otimizar espaços.

A decoração de home office, portanto, deve ser uma decoração multifuncional. A forma como você monta esse ambiente impacta diretamente na produtividade, contribui para que você tenha mais foco e reflete no desempenho do seu trabalho. 

Home office com aramados
Várias opções de móveis para compor diferentes estilos de decoração.

A decoração feminina é ideal também para esse cantinho, afinal, um home office repleto de delicadeza, aconchego e charme vai proporcionar tranquilidade. As cores também fazem a diferença – o laranja, por exemplo, estimula a criatividade e pode te ajudar a ter boas ideias.

Sofisticado e prático, o home office com decoração feminina deve oferecer o conforto e a inspiração necessária para proporcionar boas e produtivas horas de trabalho.

Leia também: Home Office: 5 dicas para você trabalhar melhor em casa

Dicas especiais para Home Office Pequeno Feminino 

Montar um home office pequeno feminino pode parecer complicado, mas com pequenas dicas e macetes é possível economizar espaço e ganhar conforto, tranquilidade e praticidade para realizar as tarefas.

A organização e os tipos de móveis escolhidos fazem toda a diferença no espaço do seu home office feminino, em especial o tipo ou tamanho de mesa de trabalho que você utilizará e como irá organizar seus livros, papéis e outros objetos.

  • Posicione a mesa no canto do cômodo;
  • Opte por mesas compactas no home office pequeno feminino;
  • Utilize uma bancada fixa a parede, para deixar o espaço de chão livre;
  • Invista em um móvel multifuncional.

Para organizar seus documentos e artigos diversos de home office, aposte na verticalização da decoração. Prefira prateleiras aramadas e estantes suspensas na parede, bem como telas aramadas para organizar ideias, lembretes e fotos.

Para uma decoração feminina no home office, aposte em itens decorativos em cores e estampas delicadas, como na moldura de quadros e porta-retratos. Flores são uma ótima maneira de complementar a decoração feminina para home office, além de proporcionarem romantismo ao ambiente.

Para não deixar o ambiente sobrecarregado, é fundamental contrastar cores fortes com tons neutros. Existem cores que conseguem melhorar a disposição e o bem-estar no local de trabalho. A paleta de cores do home office deve ser elaborada pensando na harmonia entre os tons e no tipo de influência exercida por cada cor. Separamos algumas para você conferir:

  • Azul: calma, tranquilidade e alegria;
  • Verde: equilíbrio e tranquilidade;
  • Vermelho e rosa: aumentam a concentração;
  • Amarelo: melhora o humor;
  • Laranja: estimula o estudo e a criatividade.

Um espaço pequeno requer a otimização do ambiente para que tudo fique organizado, principalmente quando se trabalha com muitos papéis, cadernos etc. Para deixar o seu home office pequeno feminino sempre em ordem, os organizadores aramados serão essenciais para auxiliar nessa organização. 

Armário aramado kit 9 - Home office
Layout flexível para seu home office.

Cestos organizadores são as melhores opções para facilitar a organização do seu home office com decoração feminina. Aposte em cestos aramados pequenos, mas que suportem todo o seu material de trabalho, mesmo que isso signifique um maior número de cestos, por exemplo. 

A decoração de escritório feminino não requer muitos móveis. O ideal é que o ambiente conte com uma bancada e uma cadeira. Se tiver espaço disponível no home office, invista em uma estante para guardar arquivos e livros. Lembre-se de aproveitar as paredes instalando prateleiras e nichos.

Ao escolher os móveis para home office, procure respeitar o estilo de decoração e a paleta de cores. Pense também no conforto, na funcionalidade e na organização do ambiente de trabalho.

Já os objetos decorativos são responsáveis por deixar o home office com um toque de personalidade. Diferentes peças podem aparecer na decoração feminina do ambiente, como vasos com flores, quadros, porta-retratos e porta canetas.

3- Cantinho de Maquiagem

A primeira coisa que você precisa saber é que não é necessário ter um ambiente só para montar seu cantinho da maquiagem, dá para aproveitar todos os espaços disponíveis, até aquele cantinho ao lado da cama, onde geralmente fica uma mesa de cabeceira.

Cantinho de Maquiagem com itens aramados
Ter um cantinho para cuidar da beleza pode ser simples e prático de fazer.

Encontre um cantinho confortável e, se possível, onde você possa encaixar uma bancada para maquiagem ou até mesmo uma cômoda que te ajude a apoiar os utensílios do dia a dia. O importante é demarcar bem o local que será destinado para os cosméticos e cuidados com a pele, principalmente se você precisar dividir o móvel com outras atividades, como no caso do home office.

Escolhido o cantinho ideal, concentre nele todos os seus materiais de maquiagem e beleza, priorizando aqueles utilizados com mais frequência. O restante pode ser guardado em gavetas ou caixas organizadoras, para não “roubar espaço” na bancada nem pesar a decoração feminina com o excesso de informações.

Bandeja
Escolha os itens certos para compor a decoração.

Organização e estilo têm tudo a ver nessa hora. Na falta de espaço para organizar seus materiais, solte a criatividade e deixe o cantinho de maquiagem muito mais original com uma decoração feminina. Organizadores de maquiagem e bijuterias são peças fundamentais para essa organização. Aposte também no charme das bandejas para deixar sempre à mão aqueles produtos de uso diário.

Se tem uma coisa que não pode faltar no cantinho da maquiagem é um bom espelho. Mas de nada adianta investir em um espelho de qualidade se ele estiver mal posicionado. Além de regular a altura da peça, priorize espelhos de tamanho médio, já que os grandes demais podem atrapalhar o aproveitamento da luz instalada na bancada.

Quanto aos espelhos menores, contrariando o que muita gente pensa, eles têm sim um papel importante nessa composição, pois são muito práticos para aproximar do rosto e auxiliar naqueles detalhes da make, como o traço do delineador ou o contorno do batom.

4- Cantinho da leitura 

Quando pensamos em um cantinho de leitura logo nos vem à mente um espaço calmo para que a gente possa relaxar, mas para conseguir alcançar esse descanso tão merecido é preciso elaborar bem a decoração e a escolha do espaço destinado a leitura.

Kit prateleira aramada grande tripla Connect
Utilize as estantes para colocar seus livros!

Cantinho da leitura na sala 

Nem todo mundo consegue disponibilizar um cômodo inteiro para fazer um cantinho da leitura em casa, principalmente, para os projetos residenciais mais novos que estão cada vez menores, por isso, muitas vezes o cantinho da leitura na sala é a única opção.

Para o cantinho da leitura na sala você pode investir em uma poltrona aramada que se destaque na decoração, também é interessante ter uma mesa lateral que fica ao lado da poltrona servindo de apoio para colocar o livro, óculos ou quem sabe uma xícara de café.

Kit prateleira aramada grande tripla Connect
Aconchego para suas horas de descanso e aprendizado!

Cantinho da leitura no quarto

Além da sala, outra opção de cômodo que pode ter também um cantinho da leitura é no quarto. A vantagem do cantinho da leitura no quarto é que esse espaço por ser mais íntimo, costuma ser mais silencioso e ter bastante a personalidade dos moradores, o que torna o cantinho da leitura no quarto ainda mais aconchegante e gostoso de ficar.

Para o cantinho da leitura no quarto é válido utilizar prateleiras e nichos para organizar os livros e também não se esqueça de colocar um banquinho com almofadas e tapete para deixar o espaço com uma cara mais descontraída e transformar o cantinho da leitura no quarto em um local de puro conforto.

Cantinho da leitura na varanda

Muita gente tem dúvida de como utilizar melhor o espaço da varanda, e uma boa sugestão é criar um lindo e aconchegante cantinho da leitura na varanda. Para o cantinho da leitura na varanda invista em poltronas, mesas laterais e prateleiras com plantas, trazendo a natureza para dentro de casa e tornando a sua varanda um cantinho único da casa.

Como a varanda já é um lugar muito iluminado, não é necessário investir tanto assim em iluminação, apenas uma luminária de chão já resolve o problema quando você preferir ler em horários mais escuros.

O cantinho de leitura é aquele lugar especial da casa que além de ser um ótimo local para curtir um bom livro, também é um ponto alto e acolhedor da decoração. Pode ser um ambiente criado para adultos, jovens e crianças, e quanto mais personalidade tiver, mais bonito ele será.

Tags do post:
· ·
Categoria do post:
Dicas · Home Office · Quarto · Sala

Todos os comentários

  • Que lindo esse vídeo!!!!1

    Renata 5 de março de 2021 14:26 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *