Decoração com livros: saiba como unir a leitura à estética

26 de outubro de 2022
88
Views

De fundamental importância para o crescimento intelectual e para o desenvolvimento das sociedades, o livro atua como um vetor de conhecimento, prática, hábitos, rotinas e de registro de fatos, sejam eles fantasiosos ou não.

Abrir um livro é mergulhar em uma história contada e narrada e mesmo assim, obter relevante contemplação lúdica e lógica acerca do que foi escrito, e, para homenageá-lo, o Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de outubro, foi atribuído.

Mas você sabe como funciona a decoração com livros? Saiba neste post como unir a leitura à estética.

Qual a importância da leitura?

Escapar para qualquer lugar mesmo sem sair do lugar, entender como era viver no passado ou ainda aprender sobre um assunto específico são apenas algumas das infinitas possibilidades que a leitura pode proporcionar na vida de uma pessoa.

A leitura faz com que a mente trabalhe diferentes áreas, além de fortalecer conexões neurais já existentes, estimulam memória, habilidades analíticas e até ampliam a imaginação. Leitura é sinônimo de aprendizado e de conhecimento. Abrir um livro é explorar um — ou vários — mundos na palma de sua mão.

Como incentivar o hábito de leitura nas crianças?

dia do livro

Crianças podem desenvolver bons hábitos de leitura antes mesmo de aprenderem a ler, então, nunca é cedo para começar a construir este hábito.

Porém, por mais que você goste dos grandes clássicos literários, assim como não se ensina uma disciplina do ensino superior do curso de engenharia a um aluno do 1º ano do ensino fundamental, começar pelo básico com crianças é importante. Dito isto, veja algumas dicas para desenvolver tal hábito:

  • leia na frente do seu filho — se você gosta de ler, seja lá o que for, leia na frente do seu filho e o faça associar este hábito a algo prazeroso e agradável;
  • crie espaços de leitura — seu espaço de leitura não precisa ser grande. Muitas vezes, um lugar pequeno e bem organizado pode trazer grandes benefícios à leitura tanto sua quanto do seu filho;
  • deixe seu filho escolher o que quer ler — idas a bibliotecas ou livrarias podem ser um evento muito proveitoso para seu filho escolher e se incentivar com a leitura. Deixe-o escolher, mesmo que pela capa, o livro que ele quer, porém atente-se à classificação indicativa;
  • releia os livros favoritos caso seja necessário: Muitas vezes seu filho irá querer ler de novo a mesma aventura, e isso é bom. Deixe-o e incentive, porém, por vez ou outra, apresenta algo novo a ele, sempre deixando-o livre para escolher.

Como utilizar os livros na decoração?

Decorar com livros é uma maneira adorável de trazer personalidade a um espaço, bem como uma sensação acolhedora e estética atemporal.

Aqui você pode esbanjar sua criatividade e, para isso, nós separamos as melhores soluções para você. São elas:

  • prateleiras aramadas funcionais — funcionam para qualquer ambiente. Seu tamanho é perfeito para acomodar qualquer tipo de livro e deixar sua parede ainda mais aconchegante e imponente. Você ainda pode colocar na altura dos olhos da criança, para incentivá-la a pegar o livro que ela queira ler;
  • estantes por mais que digam, estante não sai de moda. Talvez a primeira opção quando se trata de moveis para guardar livros e mais básica, porém, nem por isso ultrapassada e fora de moda;
  • nichos — se você quer renovar a decoração com livros e mesmo assim gastar pouco, a instalação de nichos é o que você precisa. Eles ficam do jeito que você quer e na posição que você deseja, e vai ornar perfeitamente com seus livros.

Por fim, o Dia Nacional do Livro é uma data merecida a um dos pilares do conhecimento e da diversão. Então, não deixe de aproveitar a data e fazer uma bela decoração com livros. Assim, você conseguirá, ao mesmo tempo, preservá-los e deixar sua casa ainda mais bonita!

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita no blog e descubra quais são os 9 itens essenciais para organizar a casa.

Categoria do post:
Dicas

Todos os comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *