Dicas de como fazer a combinação de cores e estampas na decoração

8 de março de 2023
440
Views

Atualmente, as tendências incluem estampas na decoração do ambiente, sendo que o principal objetivo delas é trazer descontração para o lar. O segredo está na combinação das estampas na decoração do ambiente com outros elementos, a fim de explorar efeitos, cores, formas e contrastes em todo o espaço.

A combinação de cores é uma parte importante da decoração de uma casa. Essas combinações vão dar o tom do projeto e até mesmo influenciar o humor dos moradores. Quando contratamos um profissional para fazer a combinação de cores, nem passa pela cabeça tudo o que é necessário levar em conta na hora de tomar essa decisão. 

Leia também: Como fazer uma decoração de corredor

Porém, se precisamos fazer sozinhos, a coisa muda de forma. Você vê fotos de ambientes com combinação de cores ousadas em revistas e sites de decoração e acha tudo lindo, mas tem medo de reproduzir em casa? Com as nossas dicas, esse receio vai embora!

Círculo cromático e combinação de cores

São várias as opções de cores disponíveis no mercado atualmente, então como escolher as que serão usadas no seu projeto? Com o círculo cromático, a combinação de cores fica mais simples.

Essa ferramenta consiste basicamente em um círculo formado por cores que são percebidas pelo olho humano. No círculo, temos as cores primárias, secundárias e terciárias.

As primárias são o azul, o amarelo e o vermelho, aquelas que, se misturadas, dão origem às demais cores. As secundárias são o laranja, o verde e o roxo. Elas são o resultado da mistura entre duas cores primárias. Já as terciárias são aquelas obtidas com a mistura de cores secundárias, são as variações de tons.

Qual a melhor maneira de combinar as cores?

Com base na mistura de cores é possível harmonizar um ambiente, por exemplo, um sofá vermelho combina com almofadas na cor laranja. Uma boa forma para combinação de cores é levar em consideração as tonalidades que foram misturadas.

Leia também: Veja 4 dicas de decoração para todos os ambientes da casa

  • Combine a cor amarela com tons de laranja, verde e marrom;
  • A cor vermelha pode ser combinada com tons de laranja, lilás, violeta e marrom;
  • O tom azul harmoniza com roxo, lilás e verde;
  • Para formar o roxo, misture as cores azul e vermelho;
  • A tonalidade alaranjada é a mistura entre as cores amarela e vermelha;
  • O verde é a mistura do amarelo e azul;

No círculo cromático, também podemos perceber a divisão entre cores quentes e frias. As quentes são o vermelho, amarelo, laranja e rosa e as frias, verde, azul e roxo. Enquanto as primeiras deixam os ambientes mais vivos, as outras deixam eles mais aconchegantes.

Leia também: Decoração em preto e branco: 4 dicas para transformar os ambientes

Não vemos no círculo, mas é bom saber também que existem as cores neutras, que são o branco, o preto, o cinza, o bege e o marrom. Eles são escolhas seguras na hora de fazer combinação de cores, pois dão uma base neutra para o uso de outros tons, como no quarto acima com cabeceira cinza.

Aprenda a combinar estampas na decoração!

A maioria das pessoas tem medo de usar muitas estampas nos ambientes, por isso, elas preferem optar pelo básico ao invés de arriscar.

No entanto, se algumas dicas forem seguidas, não há erro e fica muito fácil compor espaços bonitos e cheios de estilos. Confira abaixo!

Leia também: Entenda o que é a decoração orgânica e porque o conceito é tendência!

1- Eleja uma cor de partida

Digamos que você comece a decorar a sala, nela tem objetos com estampas e outras cores do tapete, sofá, quadro e objetos.

Uma boa ideia é dentro dessas cores que já existem no ambiente escolher uma cor que você mais gosta para trabalhar. Se essa cor estiver nas paredes, então, em cima do  tom de destaque, escolha as estampas e texturas para almofadas ou qualquer outro elemento da sala que queira contrastar.

Leia também: Gancho na parede: Ideias para usar na decoração

Outro exemplo é se você já possui estampas no ambiente, então, nesse caso, você pode escolher um tom dentro dela para combinar outros elementos no ambiente.

Com essa regrinha, as estampas na decoração do ambiente nunca ficarão destoando dos demais elementos presentes no lugar.

2- Combinar estampas com objetos é muito válido

Você pode usar essa estratégia para dar ainda mais personalidade ao ambiente, por exemplo, fazer com que as almofadas acompanhem a temática de um vaso decorativo ou das cortinas.

Você também pode combinar as cortinas com uma poltrona, ou então o papel de parede com as almofadas, enfim, escolha uma cor predominante e invista nessa ideia, o ambiente vai ganhar um destaque muito positivo e alegre.

3- Pense no tom sobre tom

Como as estampas na decoração do ambiente estão cada vez mais presentes, uma boa aposta é interligar cada vez mais objetos nessa composição.

Vale lembrar que você não precisa levar a cor ao pé da letra, caso não encontre uma capa de almofada que tenha a mesma cor da estampa do quadro, então, não se preocupe, procure um sub tom que combine.

O objetivo é brincar com as cores, mas sempre dentro de uma propósito, nada aleatório.

Leia também: Um aparador, várias possibilidades! Confira como usá-lo na sua decoração!

4- Use estampas em lugares inimagináveis

Os detalhes fazem a diferença em um ambiente, as estampas tem um apelo bastante forte, por isso, elas podem agregar muito diferencial em lugares mais sóbrios.

Vale usar estampas em: Almofadas, quadros, tapetes, cortinas, revestimento de criado mudo, poltronas, objetos decorativos, abajures, colchas, paredes e etc.

Você também pode criar seu próprio conceito decorativo, o ambiente pode ser todo alegre e colorido, como ele pode ser sóbrio e com pontos modernos com estampas presentes.

Use a criatividade e inove, as cores permitem isso.

5- Combine estampas com cores neutras

Essa é uma estratégia que não tem erro, especialmente quando se busca o equilíbrio no ambiente. Os tons neutros são perfeitos para contrastar as estampas coloridas, nesse caso, é possível ter uma infinidade de possibilidades.

Leia também: 10 Estilos de Decoração para se inspirar

Por exemplo:

  • Sofás com cores neutras podem receber almofadas com estampas de cores mais vivas;
  • Tapetes de cores neutras, ficam bem com poltronas de estampas;
  • Móveis de cores neutras, podem ser combinados com papel de parede de estampas;

Enfim, contrabalancear as cores é uma forma inteligente de criar espaços bonitos e elegantes. 

Use estampas na decoração do ambiente e deixe eles cheios de personalidade. Contudo, avalie a quantidade das cores, especialmente se o ambiente for pequeno, nesse caso, vale a o bom senso, em lugares maiores, é possível abusar mais.

Dicas profissionais de combinação de cores

Cores que combinam com azul

O azul é uma cor primária e fria, ele transmite tranquilidade e, por isso, é recomendado para ser usado em cômodos como o quarto e a decoração de sala de estar. Na combinação de cores complementares, ele é associado ao laranja. Nas análogas, pode ser combinado com o verde ou com o roxo. Na tríade e na combinação de cores em quadrado, o azul pode ser combinado com o amarelo, o rosa, o laranja, o verde e o vermelho.

Leia também: Decoração para sala: Descubra qual estilo combina mais com você

Cores que combinam com vermelho

O vermelho é também uma cor primária, porém é quente. Esta cor viva e forte traz vitalidade aos locais onde é aplicada. De acordo com o círculo cromático, na combinação de cores complementares o vermelho é pareado com o verde. Suas cores análogas são o laranja e o roxo e, na combinação de cores por triangulação ou em quadrado, acrescenta-se o amarelo e o azul.

Cores que combinam com amarelo

A última cor primária é o amarelo, que também é quente e considerada viva. Esta cor traz luminosidade e transmite juventude aos espaços. Sua combinação de cores complementares é com o roxo, já as análogas são o laranja e o verde. A combinação de cores por triangulação e em quadrado adiciona o azul e o vermelho como opções.

Cores que combinam com verde

O verde é uma cor fria que remete à natureza e à renovação de energias. De acordo com o círculo cromático, sua combinação de cores complementares é com o vermelho, já suas análogas são o amarelo e o azul. Na combinação de cores por triangulação e em quadrado, o laranja e o roxo são adicionados.

Leia também: Tons de rosa: Ideias para colocar na decoração do lar

Cores que combinam com marrom

O marrom, como cor neutra, serve de base para uma grande variedade de combinação de cores. Desde os beges aos metálicos e cores fortes, o marrom é uma boa opção para quem não quer ousar tanto.

  • Sobre um sofá de canto de couro marrom, utilize almofadas coloridas de tecido;
  • Em um ambiente com cores neutras como marrom e bege, coloque objetos decorativos em tons de amarelo e verde;
  • Em salas de estar com móveis e paredes em tom marrom, invista em tapetes claros para abrir o ambiente;
  • Utilize a cor branca para deixar o ambiente marrom mais claro;
  • O sofá em tom de verde combina com a sala de paredes bege e marrom.
Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *