Tons de rosa: Ideias para colocar
na decoração do lar

18 de outubro de 2021
884
Views

O rosa é uma cor que pode deixar sua casa ainda mais bonita! Preparamos dicas de como usar o rosa na decoração e transformar ambientes.

Podemos dizer que há quem ame e há quem odeie a cor rosa, entretanto devemos concordar que uma decoração rosa pode transformar um ambiente e deixá-lo mais alegre, delicado ou até mesmo com um toque retrô, tudo dependerá de qual tonalidade da cor rosa será escolhida e também da combinação com as outras cores no ambiente.

É quase impossível, atualmente, não associar a cor rosa com infância, feminino, delicadeza e romance. Mas nem sempre foi assim, já que até o começo do século passado, o rosa era uma cor predominantemente masculina e o azul era a cor das meninas! Pode ser difícil de acreditar, mas antigamente era assim.

Foi a moda que inverteu esse conceito e por volta do ano de 1920, as crianças passaram a vestir roupas mais confortáveis. Os tradicionais trajes de marinheiro usados pelos meninos eram tingidos com a cor índigo, a tinta recém descoberta era uma das melhores da época. Daí não demorou muito para o azul se converter na cor masculina e o rosa passar a ser adotado como a cor das meninas.

Desde então, tudo o que envolve o universo feminino é retratado pela cor. O rosa é a cor dos quartinhos de menina e das campanhas publicitárias dirigidas às mulheres. Não é à toa que a famosa campanha contra o câncer de mama recebeu o nome de Outubro Rosa.

Efeitos físicos e psicológicos causados pela cor rosa

A cor rosa possui efeitos físicos e psicológicos comprovados cientificamente. O principal deles é que os tons de rosa possuem propriedades calmantes e tranquilizantes, capazes de despertar empatia. Inclusive o rosa é considerado a cor do amor universal e fraternal.

O rosa alivia sentimentos de negligência, abandono, ressentimento e raiva. A ciência já demonstrou que pessoas com distúrbios mentais e tendências agressivas sentem-se mais tranquilas quando expostas à cor rosa

Os estudos realizados na época comprovaram que o rosa tem a capacidade de provocar alterações no sistema endócrino, produzindo hormônios que, consequentemente, afetam o humor. Também foi constatado que a cor reduz a taxa cardíaca, o pulso e a respiração.

Tonalidades da cor rosa na decoração

Rosa na Decoração
Use o rosa na decoração do seu Home Office.

A paleta de cores rosa é tão variada que é possível utilizar em todos os ambientes da casa. Com a variação de tonalidades, o rosa transforma-se em cores bem suaves e neutras, participando da decoração de paredes, móveis, tapetes, roupas de cama e afins. A cor rosa é uma opção para projetos de todos os estilos, dos mais simples aos mais sofisticados, sejam clássicos ou modernos. 

A paleta de cores rosa poderá ser encontrada em várias tonalidades, umas bem fortes e vibrantes e outras bem claras e delicadas, e claro que tudo isso influencia muito no estilo de sua decoração. Por isso, preparamos uma paleta de cores rosa com algumas dicas especiais:

  • Rosa Choque

A cor rosa choque é uma das tonalidades do rosa mais famosas, isso porque ela consegue se destacar em qualquer ambiente decorado. A cor rosa choque tem como principal característica sua intensidade e vibração, por isso é necessário cuidado ao usá-la na decoração.

  • Rosa Pink

Assim como a cor rosa choque a cor rosa pink também é bem vibrante e não passa despercebida, a única diferença é que a cor rosa pink possui uma tonalidade um pouco mais aberta deixando o ambiente ainda mais alegre.

  • Rosa Escuro

A cor rosa escuro possui uma tonalidade bem forte, porém não possui uma pigmentação tão vibrante fazendo com que a cor rosa escuro não sobrecarregue o ambiente e seja muito mais fácil de usá-la. Para espaços amplos a cor rosa escuro pode ser usada com liberdade desde os móveis até mesmo cor de parede rosa, já em ambientes pequenos combine-a com uma cor neutra e clara.

  • Rosa Millennial

Está procurando por um tom de cor rosa claro para decorar sua casa? Então invista na cor rosa millennial que é praticamente uma cor rosa chá que está super em alta no mundo da moda e da decoração, e por ser uma cor rosa claro e delicada é muito mais fácil combiná-lo com outras cores e usá-la em ambientes pequenos.

  • Rosa Neon

De toda a paleta de cores rosa, sem dúvida o rosa de neon é o que mais chama atenção por conta de toda intensidade e vibração desta cor. Uma dica é usar esse tom de cor rosa com muito cuidado na decoração investindo em uma pequena peça no ambiente, como uma almofada ou quadro.

  • Rosa Antigo

A cor rosa antigo é ideal para quem deseja um ambiente alegre, porém sem perder aquela sensação confortável. Por ser uma tonalidade menos vibrante a cor rosa antigo pode ser usada com muito mais liberdade na decoração, sendo fácil combinar a cor rosa antigo com diferentes estilos.

  • Rosa Pastel

Mais uma das tonalidades de cor rosa claro é o rosa pastel que também é chamado de cor rosa chá ou mesmo cor rosa bebê. Super delicada, essa cor de rosa bebê ou pastel é ideal para trazer sensação de leveza e tranquilidade, por conta disso, a cor rosa pastel é uma das mais usadas para decorar quarto de bebê.

Cores que combinam com rosa para decorar sua casa

Você pode preferir a tendência do monocromático e investir em um ambiente todo na cor rosa ou mesmo aproveitar a versatilidade de tons de rosa para combinar com outras cores e assim criar um ambiente super personalizado.

Porém, nem todo mundo sabe quais são as cores que combinam com rosa. E é justamente sobre isso que vamos falar logo abaixo, trazendo para você uma lista de cores que combinam com o rosa para decorar a sua casa.

  • Preto: A combinação do preto com a cor rosa é perfeita para ambientes bem contemporâneos. Aqui é válido atenção ao tamanho do espaço para não sobrecarregar a decoração e deixar o ambiente visualmente menor.
  • Bege: Quer fazer uma decoração bem delicada com a cor de rosa? Então invista na combinação com bege, que ficará incrível, principalmente se for para o quarto de bebê.
  • Amarelo: A combinação de cor de rosa com amarelo pode parecer ousada para muita gente, porém elas podem transformar seu ambiente em um espaço único cheio de vida e bem alegre.
  • Cinza: A cor rosa junto com o cinza está super em alta, principalmente quando falamos sobre casa cor de rosa moderna. Para ambientes pequenos o mais interessante é investir em tonalidades mais claras do cinza, já para um espaço bem amplo a cor rosa pink com o cinza chumbo pode ficar bem interessante.
  • Verde: Outra cor que se harmoniza facilmente com o rosa é o verde, principalmente se o objetivo é uma casa cor de rosa delicada, porém com um toque de leveza e frescor.
  • Azul: Assim como o verde, a combinação do rosa com tons de azul também garantem um ambiente leve e fresco, porém sem perder a delicadeza do rosa. Aqui é interessante usar o azul marinho caso seja um ambiente mais sofisticado, e para um espaço mais clean de preferência para a cor rosa claro com o azul pastel.
  • Vermelho: Outra combinação que parece um pouco ousada, mas que dá super certo é o vermelho junto com o rosa, preferencialmente o rosa escuro, que vai garantir um espaço elegante e sofisticado.
  • Branco: A combinação da cor rosa com branco é aquela que nunca dá errado, e serve para uma sala cor de rosa, cozinha, banheiro ou quarto. O branco vai garantir uma base neutra ao ambiente, enquanto o rosa levará charme e um toque delicado.

Como usar o rosa na decoração

Um home office organizado com produtos aramados.

Com tantas variedades de tons de rosa fica difícil escolher a ideal para compor a decoração da casa. Mas com algumas dicas essa tarefa fica mais fácil. Para começar é importante que você tenha em mente o estilo de decoração desejado.

Se a proposta é criar um ambiente delicado, inocente e romântico, aposte nos tons claros de rosa combinados a cores neutras, especialmente o branco. Entretanto, o rosa também pode ser usado para compor ambientes com mais personalidade. A dica para conseguir esse efeito é unir tons mais quentes de rosa com cores como o vermelho e o preto.

Experimente também combinar o rosa com o verde, sua cor complementar. Outra sugestão é usar o rosa com azul, a dupla pode render uma parceria interessante, mas use com cautela.

Para escolher a cor rosa que mais tem a ver com a sua decoração é preciso levar em conta o tamanho do ambiente, estilo de decoração e também quais suas expectativas para a cor no ambiente, se você deseja que ela apareça com maior destaque ou apenas de forma mais discreta. Separamos abaixo dicas de decoração com tons de rosa por ambiente, pois isso trará facilidade na hora de investir nessa cor e deixar o seu ambiente ainda mais bonito e personalizado. 

Decoração rosa para sala de estar

A sala de estar é o ambiente mais usado da casa, por isso é bem comum que a gente sempre faça uma decoração mais elaborada para esse ambiente, visando trazer mais conforto para os moradores e também para as visitas, e o mais legal de tudo é que há várias possibilidades de decoração para sala cor de rosa.

Leia também: Como montar um home office na sala de estar

Na sala cor de rosa você poderá investir na cor de diferentes formas, desde uma cor de parede rosa até mesmo através de vasos de flores, cortinas, tapetes, objetos decorativos ou mesmo móveis para sala cor de rosa como uma poltrona ou um sofá cor de rosa que se destaca facilmente na decoração. 

Se for uma sala ampla você pode investir em tons de rosa mais escuros, porém para uma sala pequena dê preferência por usar uma cor rosa chá junto com uma segunda cor que pode ser o branco ou bege. Ou ainda se você faz muita questão de uma cor rosa mais vibrante, mantenha todo o ambiente bem clean e claro e escolha um sofá cor de rosa pink, por exemplo.

Seu quarto com uma decoração rosa

A mesa de cabeceira é ideal para apoio de objetos!

Sempre que pensamos em cor rosa para quarto logo nos vem à mente o quarto feminino, não é mesmo? Mas saiba que a cor rosa para quarto também pode ser usada facilmente em quartos de casal e até no quarto masculino.

A cor rosa para quarto pode estar tanto no jogo de cama, quanto em detalhes como cortinas, tapete ou quem sabe um belo papel de parede cor de rosa? Aqui é válido soltar a imaginação e garantir mais personalidade ao ambiente. 

Comumente a cor rosa bebê é a mais usada na decoração de quarto, isso porque ela garante sensação de leveza e tranquilidade, algo essencial para nosso cantinho de descanso, porém se você quer ousar na tonalidade do rosa é interessante investir em uma única parede destacada com papel de parede cor de rosa, ou ainda usar um móvel como uma poltrona cor de rosa para trazer mais vida ao ambiente. 

Leia também: Home Office: Tudo que você precisa saber

No quarto de casal a cor rosa costuma ser combinada com outras cores como cinza, bege e branco para trazer maior neutralidade ao ambiente, sem perder aquele toque romântico que um detalhe cor de rosa como uma cabeceira ou a cor de parede rosa pode garantir ao espaço. 

Mas caso seja um quarto de solteiro não tenha medo de ousar e fazer um quarto cor de rosa monocromático ou mesmo usando outras cores tão chamativas quanto. Só é preciso equilíbrio para não sobrecarregar o ambiente.

Decoração para Home Office Feminino

Trabalhar de casa é cada vez mais comum, graças aos avanços tecnológicos. Seja para finalizar tarefas realizadas no escritório, para trabalhos remotos ou, simplesmente, para tocar projetos pessoais, ter um espaço com a sua cara, mesmo que reduzido, especificamente para seus afazeres, contribui para que você tenha mais foco, e isso reflete positivamente no resultado de seu trabalho. Por isso, para as mulheres que se encontram nesta situação, um home office pequeno feminino é essencial!

Sofisticado e prático, o home office pequeno feminino deve oferecer o conforto e a inspiração necessários para proporcionar em boas e produtivas horas de trabalho, contribuindo para uma boa administração do seu tempo. Aprenda como transformar seu escritório e ter um home office pequeno feminino com praticidade.

Leia também: Organize seu home office com aramados

O que é home office?

Antes de começar a entender melhor como deve ser planejado o seu home office é preciso entender o que é home office, não é mesmo? Pois bem, home office é a expressão em inglês que significa “escritório em casa”, e hoje em dia existem várias maneiras de se trabalhar em casa, sendo elas: como freelancer, empresário ou mesmo como funcionário de uma empresa que possui a modalidade de teletrabalho. 

Cada vez mais é comum encontrar pessoas que investem em um cantinho da casa para montar um home office que pode ser no quarto, na sala, na varanda entre outros. E assim conseguir um espaço mais organizado e adequado para quando ela precisar estudar ou mesmo para os dias de trabalho remoto que muitas empresas já possuem o hábito de fornecer esse benefício aos funcionários.

Também é importante lembrar que para pessoas que moram e trabalham em cidades grandes pode fazer o trabalho home office pode trazer muitos benefícios para a qualidade de vida, afinal, o funcionário não precisará passar longas horas em deslocamento para o trabalho, o que faz com que ele trabalhe mais motivado e renda mais.

No entanto, é interessante lembrar que trabalhar em casa exige disciplina e motivação, pois nossa casa pode oferecer diversas distrações, o que acaba tirando o foco caso você não esteja organizado de modo a ter uma rotina certa para as horas de trabalho.

O rosa na decoração permite um ambiente repleto de delicadeza.

Economizando Espaço

Montar um home office pequeno feminino pode parecer complicado, mas não se assuste. Com alguns pequenos macetes podemos economizar espaço e ganhar conforto, tranquilidade e praticidade para realizar as tarefas.

A organização e os tipos de móveis escolhidos fazem toda a diferença no espaço do seu home office feminino, em especial o tipo ou tamanho de mesa de trabalho que você utilizará e como organiza seus livros, papéis e outros objetos.

Leia também: Como montar home office com apenas um produto

Quanto à mesa de trabalho do home office pequeno feminino você pode utilizar de uma ou mais opções abaixo:

  • Posicione-a no canto do cômodo.
  • Opte por mesas retráteis no home office pequeno feminino.
  • Mesas de vidro ou acrílico transparente geram amplitude e dão um aspecto moderno e minimalista.
  • Ao invés de uma mesa ou escrivaninha, utilize uma bancada de madeira fixa na parede, para deixar o espaço de chão livre.
  • Invista em um móvel multifuncional. Em um home office pequeno no quarto, por exemplo, a mesa de trabalho pode se transformar em penteadeira facilmente.

Leia também: Home Office: 5 dicas para você

Toques Especiais no Home Office Pequeno Feminino

Para dar a feminilidade que o seu home office pequeno feminino pede, aposte em itens decorativos em cores, estampas ou detalhes mais delicados, como na moldura de quadros e porta-retratos. Flores são uma ótima maneira de complementar a decoração para home office pequeno, além de aromatizar o ambiente.

O uso de papéis de parede ou estofado de cadeira com estampas delicadas e românticas, como as florais, também dão um toque especial em seu home office pequeno feminino. De resto use o bom gosto, criatividade e muita personalidade para deixar o seu home office pequeno feminino com a sua cara!

Cantinho de Maquiagem para autocuidado 

Organização eficiente e beleza com o rosa na decoração.

Organizar a maquiagem é, muitas vezes, considerado um verdadeiro desafio! Mas guardá-la da maneira correta garante a qualidade e durabilidade dos produtos, além de ficar um charme na sua decoração. 

Leia também: Cantinho de Maquiagem: Autocuidado em casa

A grande maioria das mulheres desejam e sonham em ter um espaço onde possam se embelezar, relaxar e guardar a maquiagem. Todas as mulheres merecem tirar uma horinha ou até um dia inteiro para se cuidar, melhor ainda se isto for realizado em casa, em um cantinho bem feminino, organizado e decorado – o tão desejado cantinho da beleza.

Leia também: Decoração feminina: Cantinhos acolhedores

Infelizmente, muitas mulheres acabam adiando ou desistindo da ideia, seja pela falta de espaço ou por simplesmente acharem que terão que investir muito, o que não é verdade, acredite! Com uma dose de criatividade, improviso e organização, é possível ter um belo cantinho de maquiagem para chamar de seu.

Os organizadores aramados são perfeitos para guardar e organizar a maquiagem. Você pode colocar cada tipo de maquiagem em um organizador aramado diferente. Dos de mesa aos maiores, os organizadores aramados para maquiagem são super versáteis! Veja as suas necessidades e o espaço disponível e qual se adequa melhor a essas condições. 

Leia também: Cantinho de maquiagem – Outubro Rosa

Desde bandejas organizadoras, organizadores de bijuterias, prateleiras decorativas a estantes e carrinhos aramados, os móveis multifuncionais facilitam muito na correria do dia a dia quando você necessita encontrar algum item bem rápido.

Cantinho Bar: Traga feminilidade para esse ambiente

O cantinho bar pode ganhar o rosa em sua decoração.

Ter um cantinho bar em casa para curtir sozinho, a dois ou com amigos e familiares é maravilhoso! E o melhor é que aprender como montar um cantinho bar em casa não exige que você seja um expert no assunto, mas sim que tenha criatividade e vontade de decorar seu cantinho bar com estilo, praticidade e do seu jeito.

Leia também: Cantinho bar do seu jeito

Independentemente do local onde é colocado ou do tamanho que é feito, o cantinho bar é sinônimo de diversão e ainda permite deixar a decoração descolada e com a sua cara, além de não ser necessário muito espaço para ter seu cantinho bar e ser uma solução inteligente e criativa.

O cantinho bar é normalmente feito com móveis como carrinhos multiuso, estantes, prateleiras e nichos. Assim, utilizando um desses móveis (ou mais), você pode fazer o seu cantinho bar do tamanho que quiser e, claro, do seu jeitinho.

Leia também: Monte uma adega de vinhos com garrafeiros

Aliás, alguns dos pontos positivos do cantinho bar é que ele pode ser usado para aproveitar uma área que não seria utilizada de uma outra forma e que pode ser encaixado em qualquer espaço.

O carrinho niva é ideal para montar seu cantinho bar em casa!

Ou seja, o barzinho em casa pode ficar tanto em cômodos muito utilizados, como a sala e a cozinha, mas também pode ser colocado em corredores, hall de entrada, embaixo da escada, na varanda, enfim, em locais que não são muito aproveitados de outras formas.

Leia também: Carrinho Multiuso: Uma peça curinga

Montar um cantinho bar é uma tarefa prazerosa, ainda mais quando falamos em drinks e outras bebidas deliciosas. Além de reservar um local no seu lar para degustar suas bebidas favoritas, montar um cantinho bar valoriza o ambiente e traz um toque pessoal ao espaço.

Móveis para seu cantinho bar 

Qualquer cantinho da casa pode se transformar no seu cantinho bar. Mas, na hora de escolher o lugar é importante verificar se não haverá incidência de sol sobre as garrafas, cervejeiras e adegas climatizadas, isso sim pode comprometer a qualidade e conservação das bebidas.

Outro passo é entender se você vai usar prateleiras, carrinhos multiuso, nichos aramados, etc. É preciso verificar a medida correta do local e móveis, inclusive para não atrapalhar a circulação do ambiente.

Cantinho do Café: Um ambiente para relaxar

Um cantinho do café para relaxar!

Muitas pessoas sonham em ter um cantinho do café em casa, afinal o cantinho do café possui todos os objetos para fazer suas bebidas preferidas, como cappuccino, café expresso, café com leite e outras delícias. O cantinho do café é uma tendência na decoração de sala, cozinha, escritório e outros ambientes: um coffee bar em casa dedicado para preparar seu café fresquinho.

A placa cantinho do café garante uma organização eficiente do espaço.

O cantinho do café é uma tendência na decoração e, assim como a cozinha, um ambiente de convivência. Esse canto reservado para o café é uma junção de praticidade e uma dose de conversa para reunir familiares e amigos. Entretanto, ao contrário do espaço onde se prepara uma refeição, o cantinho do café pode ser movido de lugar e ficar em qualquer ponto da casa, mesmo que não seja a cozinha.

Leia também: Cantinho do Café: 6 ideias para você montar o seu

O seu coffee bar pode ser montado na sala de estar, na sala de jantar, sobre a bancada da cozinha, no corredor ou mesmo no escritório para um coffee break agradável com os colegas. Assim, são várias maneiras de montar o seu cantinho do café: de uma simples bandeja para cantinho do café a um carrinho multiuso.

Use prateleiras para armazenar potes de vidro!

O cantinho do café pode ser uma novidade para muitas pessoas, mas existem inúmeras vantagens de ter esse espaço em casa:

  • O cantinho do café pode ser adaptado para qualquer ambiente;
  • O espaço do café ajuda a ter mais praticidade no preparo da bebida, já que você consegue separar todos os itens que precisa em um só lugar;
  • Em um cantinho do café, você consegue preservar o melhor do seu produto em sabor e aroma, sem misturar com os outros ingredientes da despensa;
  • Você consegue manter o café longe das sujeiras, umidade ou qualquer condição que possa impactar o sabor da bebida;
  • O local ajuda a manter tudo organizado e no seu devido lugar, trazendo praticidade no manuseio dos itens;
  • O cantinho do café é uma tendência de decoração funcional que vai dar charme aos cantos vazios que não foram aproveitados.

Liste os objetos para cantinho do café

Após definir o espaço que irá encaixar o seu cantinho do café, faça um checklist de tudo que precisará ser colocado nesse local para que ele seja bonito e funcional. Você pode levar para o seu cantinho do café todos os itens relacionados ao consumo da bebida e até alguns objetos para decoração: 

  • Carrinho Bar;
  • Mesa ou aparador;
  • Máquina de café, cafeteira ou garrafa térmica;
  • Xícaras e canecas
  • Suporte de xícaras e canecas para prateleira ou barra com ganchos;
  • Cápsulas, grãos ou pó de café;
  • Açucareiro ou adoçante;
  • Colheres de café;
  • Guardanapos;
  • Cestos organizadores.

O carrinho bar e a mesa ou aparador podem ser utilizados tanto juntos como sozinhos, dependendo do seu espaço disponível. E para organizar as xícaras ou canecas, você pode instalar a barra com ganchos, usar cestos em aramado ou mesmo investir em prateleiras, que decoram e otimizam o espaço ao mesmo tempo.

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *